Microfone USB - É suficiente ou devo comprar uma interface de áudio? : Magroove Blog

Microfone USB – É suficiente ou devo comprar uma interface de áudio?

September 15, 2019 • 6 min read

Se você tivesse que adivinhar qual equipamento é encontrado em qualquer home studio de gravação, o que você responderia? Vamos dizer que seja um TOP 5. Tenho certeza que um microfone USB estaria nessa lista. Não importa se for para instrumentos, vocais, podcasts, transmissões ao vivo… eles sempre estarão presentes, de uma forma ou de outra. Mesmo se você decidir trocar por um microfone com entrada XLR e uma interface de áudio, você vai acabar deixando o mic USB em algum canto, por precaução. O que levanta a seguinte questão: esse equipamento preenche as minhas necessidades ou devo logo comprar uma interface de áudio? Boa pergunta. É exatamente sobre isso que vamos discutir no artigo de hoje.

O que é um microfone USB?

Um microfone USB é um aparelho usado para gravar sinais de áudio. Assim como qualquer tipo de microfone, a única diferença é que o único cabeamento necessário para conexão é uma entrada USB e já pode começar a gravar. É provavelmente a maneira mais simples de gravar com qualidade hoje em dia, por ser muito versátil e fácil de usar. Você pode conectar um microfone USB em praticamente qualquer dispositivo (normalmente são plug and play).

Você pode encontrar todos os tipos de microfone USB (condensadores ou dinâmicos… bem, USB de fita eu nunca vi). Para os condensadores, o phantom power é adicionado pela entrada USB (não diretamente pela entrada, mas ela alimenta o pré-amplificador do microfone, que é uma pequena caixa em algum ponto na extensão do cabo ou dentro do microfone, que então converte a energia da entrada USB em phantom power).

Se você busca pela maneira mais rápida para um setup com relativa alta qualidade, microfones USB são a resposta. Com eles você não vai precisar de muito equipamento adicional. E finalmente, se o seu orçamento for baixo, você pode sempre contar com eles para gravações com boa qualidade.

Os prós do microfone USB

Além de tudo que já citei acima, vou listar mais algumas razões de porque microfones USB são boa opções para você:

  • São ótimos para captar vocais, seja no home studio ou em um setup móvel;
  • Você pode usa-lo para gravação de podcasts, para rádios on line e chats;

Adquirir um microfone profissional deve sempre estar em sua lista para compras futuras, mas se a grana for curta um microfone USB é a saída.

Os contras do microfone USB

Saber quando usar e quando não usar um mic USB é crucial se você está planejando dar uma melhorada no seu equipamento. Vou listar algumas desvantagens que encontrei para dar uma perspectiva melhor

  • Em primeiro lugar, se você usar um mic USB, não é possível conectar junto um pré-amplificador externo;
  • Não é possível conecta-lo à uma mesma interface com outro microfone;
  • O pré-amp interno do mic USB não é muito bom. Mesmo se for um bom microfone, ainda não é o melhor que você vai conseguir;
  • Não é profissional;

Finalmente, você não vai conseguir gravar simultaneamente com outro microfone, a menos que seja outro microfone USB (e você tenha entradas USB suficientes para isso). Como alternativa você pode ter um “dispositivo agregado” (coisa de Macintosh) que contenha a interface e o microfone USB. Mas na verdade é bem mais fácil usar uma interface de áudio.

Gravando com a sua DAW

Avenurar-se pelo mundo da gravação pode ser algo fascinante! Mas pode também ser bem frustrante as vezes, se não temos o equipamento apropriado. Pegue uma DAW (Digital Audio Workstation) como exemplo. Mesmo que seu plano seja gravar uma coisa de cada vez, as DAW’s precisam do driver ASIO. Infelizmente isso só é disponibilizado por interfaces de áudio. Macs podem ter um bom desempenho com os drivers internos (chamados Core Audio), mas não vai ser algo tão simples se seu sistema for Windows. Na verdade, com Windows você talvez nem consiga abrir a sua DAW, a menos que você baixe da internet o ASIO4ALL. Não sabe o que é o ASIO4ALL? Bem, em poucas palavras, é um emulador de driver ASIO, que possibilita abrir a DAW sem a interface conectada.

Resumindo, mesmo que seja mais barato e mais fácil, de maneira geral, utilizar um microfone USB, nem sempre os resultados vão ser aqueles que você espera. Isso sem falar que algumas situações vão ser bem mais difíceis se você estiver trabalhando com um desses.

Foto de um microfone USB com um computador ao fundo.

Qual a alternativa?

Agora que você já sabe quase tudo que precisa saber sobre mics USB, vamos ver quais são as alternativas pra isso. Claro, supondo que ele não atendeu às suas expectativas, que é o ponto central do artigo. Antes de decidir por um plano B, como foi dito antes, é preciso ter em mente que ter um microfone USB é bem mais barato que a maioria das alternativas. Mas levando em consideração que o USB não resolve os seus problemas, vamos ver o que você pode usar no lugar.

Microfone XLR e uma interface de áudio

Essa é a maravilha do nosso blog, temos toneladas de informação em ambos, microfones profissionais e interfaces de áudio. Vou relacionar os dois a medida que for apresentando as informações e você pode pesquisar mais depois.

A alternativa mais comum ao microfone USB é essa dobradinha mencionada acima. Existem microfones de todos os tipos, formatos e sons; de condensadores e de fita, a valvulados e dinâmicos. Nossa vasta biblioteca vai te ajudar a decidir qual o melhor para o que você precisa.

Não importa qual é a sua escolha, a interface de áudio deve estar também entre os itens que você deve considerar comprar.

Reiterando, a diferença de preço é significativa. Por isso eu recomendo que você pesquise o máximo possível antes de tomar sua decisão final.

Microfone USB vs. microfone XLR

Saber bem as suas necessidades é fundamental para decidir sobre um equipamento em relação a outro. Mas temos que encarar a verdade: os microfones profissionais são os XLR. Dito de forma simples, todos os melhores microfones do mercado não são USB. Não há nada errado em usar um mic USB se você está começando ou para tipos específicos de gravação, como dissemos anteriormente. Mas um setup com microfones USB é um setup amador.

Dica da Magroove: Se você vai trabalhar com áudio profissional compre uma interface e microfones com entrada XLR. Microfones USB funcionam bem com vídeo games, transmissões on line ao vivo, podcasts e web rádio. Mas se o seu negócio com áudio ou DAW’s for um pouco mais sério, use XLR.

Em conclusão

Eu disse basicamente tudo que precisava ao longo desse artigo, não sobrou muita coisa. Mas aqui vão alguns últimos lembretes.

Um microfone USB é ótimo se você apenas começou a gravar usando seu PC, por exemplo. É mais barato e funciona pra vários tipos de gravação. À medida que você melhora o seu estúdio e passa a fazer gravações mais “sofisticadas”, com mais instrumentos ou precisa de mais qualidade, considere comprar um mic XLR e uma interface de áudio.

No entanto, não jogue seu microfone USB num canto, não foi isso que eu disse. Mesmo que você tenha equipamento de qualidade superior, o microfone USB ainda vai ser útil para uma série de situações, como as que citei acima no artigo. Mantenha-o por perto e use sempre que preciso. Uma hora ou outra a vez dele vai chegar.