O Lado do Business
Magroove Magroove
close
Free Distribution.
Free Store with
custom merch.
No hidden fees.
JOIN NOW
Not today

Capa de Disco – Como Fazer, Conceito, Ideias e Ferramentas

Maio 28, 2021 • 7 min de leitura

Todo artista precisa entender que marketing musical é tão importante quanto criar boas canções. É por isso que você deve sempre se certificar de que a uma boa capa de disco é aquela que está a par da qualidade das canções. Assim como um cartão de visita, sua capa é a primeira impressão que os ouvintes têm de seu trabalho. Portanto, é extremamente importante levar tempo para criar uma boa. Continue neste artigo e vai encontrar formas de conceituar, algumas técnicas para pensar e ferramentas para criar sua capa de disco ideal.

Encontrando sua identidade

Antes de ir para os aspectos de design de sua capa, você deve primeiro considerar qual é a identidade de seu projeto musical. Quem é você como artista? Tente concentrar-se em quais temas são transmitidos através de sua música. Como é que isso soa para seu público? Encontrar sua identidade vai além do mero branding de artistas. Sim, você quer ter uma capa muito reconhecível que possa diferenciar seu álbum. Mas, além disso, é importante pensar no longo prazo. Que história você está tentando contar aqui? E a quem você está contando? No final das contas, uma capa de disco é muito mais do que apenas uma capa. Ela faz parte de toda a experiência de consumir a sua música e é isso que você deve ter em mente. A capa de disco é uma obra de arte individual dentro do conjunto da sua obra inteira como artista. Por isso ela deve dialogar com o todo do seu trabalho para ser realmente ótima. Mais do que um sofisticadíssimo desenho com técnicas inovadoras, sua capa de disco precisa se relacionar de verdade com o seu trabalho.

Em busca de inspiração para capa de disco

Há um velho ditado que diz que "nenhum homem é uma ilha" e isso também se aplica aos artistas. Tudo o que ouvimos, lemos e consumimos é parte do que somos. E isso se mostra inevitavelmente através do processo criativo. Procurar inspiração ao desenhar uma capa de disco não é apenas natural, mas também uma maneira inteligente de fazer isso. Pense em suas capas de discos favoritas e tente entender o que as diferencia. A melhor maneira de fazer arte que anda de mãos dadas com os clássicos é cercar-se com essas inspirações. Tenha em mente também que todo o universo das artes visuais, bem como outros áreas, podem te inspirar. Pense em fotografias, artistas visuais como pintores ou os novos designers digitais. Você pode também pensar em filmes e as novas animações. Faça essa seleção de acordo com a sua temática e entenda como é a estética dominante no seu nicho. Depois disso, você pode inovar ao trazer referências de outros nichos. Portanto, nunca tenha vergonha de coletar referências e incorporá-las em seu trabalho. Apenas certifique-se de que seja diferente o suficiente para que não se qualifique como uma cópia. Você pode até se inspirar por imagens livres para uso, como as protegidas por creative commons, entre outros direitos. Basta pesquisar por "free stock images" e você poderá usar todas elas, distorcendo-as, colorindo-as, colando-as umas com as outras - enfim, aplicando sua criatividade!

Elementos-chave a considerar

Sempre que você estiver desenhando uma capa de disco, há um par de elementos-chave a considerar. Abaixo, fizemos uma lista de verificação para que você possa ter certeza de que seu projeto é de primeira linha.

Estilo

Há diversos estilos diferentes que você pode escolher para a capa do seu álbum. Alguns artistas se inclinam para o design gráfico com um take minimalista. Outros preferem fazer uma sessão fotográfica com os membros da banda para apresentá-los aos ouvintes. Qualquer que seja sua escolha, você deve sempre pensar em seu público para apresentar seu álbum de uma maneira que prenda melhor a atenção de todos.

Cores

Depois de escolher seu estilo, você pode passar para as cores. Nesta fase, pode ser útil ler sobre os fundamentos da teoria das cores para entender como a escolha da tonalidade certa pode afetar seu impacto sobre o público e as impressões e sensações que sua capa de disco gera. A escolha entre um padrão mais escuro ou mais claro vai de mãos dadas com o estilo que você escolheu para sua capa.

Tipografia

Algumas capas de álbuns também apresentarão alguns trabalhos de tipografia. Tanto quanto as cores, as fontes que você decidir usar aqui podem fazer a diferença na comunicação de sua mensagem ao público. Há uma miríade de tipos que você pode escolher: de estilos serif, sans serif e script. Há demasiadas variáveis para que você possa adequá-las à sua visão. Você pode encontrar algumas fontes grátis para usar na DaFont. capa de disco

Escolhas estéticas para capa de disco

Você deve estar ciente de que existem algumas escolhas estéticas embutidas em suas escolhas de cor, tipografia e estilo. Uma ilustração pode criar um clima totalmente diferente para seu álbum do que um retrato ou uma imagem cênica, como exemplo. Além disso, alguns artistas decidirão incluir o título de seu álbum diretamente na capa, enquanto outros simplesmente colocarão seu nome artístico. Há também casos em que o artista decide não incluir qualquer tipo de letra. Uma outra opção aqui é analisar como fazer logo de banda.

Trabalho profissional vs. Do It Yourself (DIY)

Há basicamente dois caminhos que você pode percorrer para fazer um projeto de capa de disco. Primeiro, você pode contratar alguém para ajudá-lo a criar sua visão. O profissional pode ser um ilustrador, um fotógrafo, um designer gráfico ou todos esses três. Mas se você estiver com falta de dinheiro, provavelmente tentará encontrar uma maneira de fazê-lo da maneira mais barata possível. Esta é a razão pela qual alguns artistas escolherão fazer bricolage com sua arte de capa. Fácil de usar, GIMP parece ser o favorito dos fãs aqui. Mas se você tiver habilidades de design um pouco mais avançadas, você pode ir direto para o Photoshop ou Illustrator da Adobe.

Capa de disco e vendas

Criar uma arte de capa de disco legal para seu novo álbum é importante, mas não o suficiente para aumentar suas vendas significativamente. Você também precisa saber uma ou duas coisas sobre marketing a fim de ampliar ao máximo seu público. Tudo isso faz parte do aprendizado de como promover sua música. O marketing é uma grande parte da indústria musical. Você grava as músicas, cria o conceito do álbum e então você pode começar a pensar sobre o que é Press Kit. Seu press kit, ou kit de imprensa, é um conjunto de informações que você tanto pode passar para jornalistas que escreverão sobre seu trabalho bem como para futuros contratantes. Por isso é importante ele conter uma forma de ser visualizada: capa de disco, vídeo de apresentação, textos sobre a banda, entre outras coisas que você produzir. Por exemplo, já deu uma olhada em como fazer lyric video? É um ótimo material para um press kit.

Seguindo as diretrizes do setor

A criatividade deve ser seu principal combustível ao desenhar sua capa de disco, mas ainda há algumas diretrizes recomendadas a seguir. A fim de evitar quaisquer complicações de direitos autorais, é importante utilizar apenas imagens ou ilustrações autorizadas em seu design. Sua capa é exclusiva para esse lançamento, sem repetições, para não confundir o público. Nos dias de hoje, você tem que pensar em todas as formas pelas quais seu álbum será distribuído. Portanto, qualquer que seja seu design, ele precisa funcionar tanto em telas telefônicas minúsculas quanto em grandes capas de vinil.

Faça sua capa de disco chegar lá

Criar uma boa e memorável capa de disco pode ser tão importante quanto a música dentro daquele disco. Portanto, é importante ter certeza de que sua capa é única e se encaixa na história que você está tentando contar. É assim que você pode proporcionar uma experiência completa e sua arte tem as melhores chances de alcançar o maior número de pessoas possível. Saber como vender música é essencial!

Magroove pode ajudá-lo a criar sua própria capa de disco!

Se você está procurando uma boa arte de capa para aparecer em Spotify e outras DSPs, a Magroove pode ajudá-lo em todo o caminho. Assim que você se inscrever conosco e subir todas as suas músicas gratuitamente, você poderá escolher qualquer arte de capa que quiser. Mas se você não tiver uma, temos uma ferramenta de design de capa de disco para que você possa criar sua própria arte de capa rápido e fácil! Você pode personalizar de muitas maneiras e será da melhor qualidade. Inscreva-se!  
Magroove Magroove