O Lado do Business
Magroove Magroove
close
Free Distribution.
Free Store with
custom merch.
No hidden fees.
JOIN NOW
Not today

Distribuição Digital de Música – Escolha a Melhor Empresa!

Maio 13, 2021 • 6 min de leitura

Quando o assunto são distribuidora de música, saber se conectar com o público é essencial. Para fazer isso da melhor forma, você deve procurar por distribuição digital de música. Buscando sempre aumentar o seu público. Hoje em dia, a maioria dos ouvintes estão voltados para o streaming. E isso mostra a importância de investir na agregadora musical certa. A internet trouxe muitos atalhos para o nosso dia a dia. E isso também se aplica ao processo de divulgar o seu trabalho. Infelizmente, a maioria das plataformas digitais não permite que o artista faça isso sozinho. Para tornar sua música online, o artista precisa de uma distribuidora. Esses serviços proporcionam um caminho mais simples. Especialmente para artistas que não tem ligação com gravadoras. Continue lendo para saber mais sobre como colocar música no Spotify. E também para comparar as diferentes agregadoras musicais.

O que são agregadoras musicais? Como fazem distribuição digital de música?

São as empresas que fazem distribuição digital de música. Ou também conhecidas como distribuidoras de música. São importantes ferramentas para auxiliar artistas independentes. Criando um caminho direto, para que as músicas cheguem ao público no mundo todo. Esse trabalho é muito importante. Já que existe uma barreira impedindo que o processo seja feito pelo artista. O Spotify para artistas, por exemplo, só considera do artista, o material já incluído na plataforma. Portanto, você só pode chamar de suas, as músicas suas que já estejam no catálogo deles. Essa ponte entre o músico e os fãs é feita pelas agregadoras musicais. Que colocam o seu trabalho nas plataformas digitais.

Comparando serviços de distribuição digital de música

É de conhecimento geral que os serviços de streaming compõem grande parte do consumo de música atualmente. A distribuição digital é o melhor caminho para atingir o maior número de pessoas possível. Nesse contexto, faz muito sentido disponibilizar suas músicas nessas plataformas. Abaixo temos uma lista com as principais agregadoras. Assim você pode comparar alguns prós e contras. Confira:

1. ONErpm

A ONErpm trabalha com vendas diretas e distribuição digital de música. Fundada em 2010 por Emmanuel Zunz e Matthew Olim, no Brooklyn em Nova York. Além de distribuir música, também auxiliam com direitos autorais e distribuição de vídeos musicais. Fornecem em grande parte, acordos sem exclusividade. Os três escritórios da ONErpm ficam em Nashville, Nova York e São Paulo. Por outro lado, a empresa cobra algumas taxas. E em alguns casos, ficam com 50% dos royalties. Porém, as regras podem variar de acordo com o serviço de streaming escolhido.

2. LANDR

A LANDR começou as atividades em 2014. Inicialmente como um serviço automático de masterização, com armazenamento em nuvem. Foi criada pela MixGenius, em Montreal. Desde então, focam em criar um ambiente seguro para colaboração entre artistas independentes e com contrato. Utilizam tecnologias como aprendizado de máquina e big data. A atuação como distribuidora de música começou só em julho de 2017. Ainda operam com o serviço de masterização junto da distribuição. Os preços variam de acordo com as necessidades do artista. Para os dois tipos de serviço cobram valores mensais e taxas extras. Mesmo com os planos gratuitos, cobram por cada lançamento. Distribuição digital de música

3. AWAL

O AWAL - Artist Without A Label - é propriedade do Kobalt Music Group. Foi fundado na Inglaterra em 1997. Nos últimos anos mudaram o direcionamento para distribuição e marketing. Com mais de 12 escritórios globais, o AWAL foi comprado pela Sony Music em fevereiro de 2021. Os serviços vão além de distribuição digital de música. Também inclui representação de artistas, relações públicas para rádio, marketing e financiamentos. Porém, tudo com um custo. A empresa fica com 15% das receitas de cada artista. Também vale ressaltar que não aceitam qualquer artista. Os interessados são escolhidos mediante aprovação da equipe.

4. Bandcamp

Fundado em setembro de 2008, o Bandcamp tem sua sede em Oakland, California. Fazem distribuição exclusiva para vendas por download, na própria plataforma. Não trabalham com os populares serviços de streaming. Os artistas criam suas páginas e podem tanto vender os downloads quanto oferecê-los de graça. O foco do Bandcamp é vender cópias digitais. Que são parte fundamental dos negócios da empresa. Também oferecem espaço para loja virtual, onde o artista pode vender produtos. Por tudo isso, cobram uma taxa de 15% da receita de todas as vendas.

5. Magroove

Aqui na Magroove temos orgulho de ser a casa do músico independente. Diferente de muitos serviços de distribuição digital de música, não cobramos por lançamento. Uma vez registrado, você pode disponibilizar quantas músicas quiser. Nós fazemos todo o trabalho de colocar suas músicas nas principais plataformas de streaming. Para ajudar a expandir seu público, somos parceiros do Spotify, Deezer, iTunes e Shazam. A maioria das agregadoras musicais, recolhe uma porcentagem dos lucros do artista. A Magroove não. Mesmo quando os valores são pequenos, nós sabemos que fazem muita diferença. Principalmente para quem está começando. É por isso que mantemos nossos serviços totalmente gratuitos. Ficamos apenas com os primeiros US$5,00 anuais de cada lançamento. Isso significa que os artistas ficam com 100% de toda a renda das plataformas. Os royalties vão direto pra você, sem nenhuma taxa. Nosso plano integrado permite a criação de um website. Lá você pode vender seus produtos, sem repassar valores extra. Pode vender camisetas customizadas e todo o lucro da loja virtual fica pra você. Disponibilizamos diferentes modelos de arte com o nome da sua banda, o logo, as turnês, etc. A produção também é com a gente. Assim como os pagamentos e envio para o mundo todo. Por último, mas não menos importante. A Magroove é primeiramente uma plataforma de recomendação de músicas. Nosso objetivo principal é ajudar no crescimento do artista. Fazendo sua música atingir o maior número de pessoas possível. Nossa distribuição digital de música utiliza tecnologia de ponta. Através do aprendizado de máquina, criamos recomendações baseadas nas preferências do ouvinte.

Escolha a melhor distribuição digital de música

Escolher um serviço de distribuição digital pode ser complicado. Principalmente se você for um artista iniciante. O alto custo e a quantidade de taxas, podem fazer com que você sinta que paga para trabalhar. Ao invés de receber pelo seu trabalho. É importante escolher uma distribuidora que te coloca nas maiores plataformas digitais. Desde o Spotify até Apple Music, Amazon Music, Tidal, Shazam Música e muitas outras. A Magroove está aqui para ajudar nesse percurso pela indústria fonográfica. Levando seu trabalho para um público ainda maior em cada canto do mundo. Existem muitas plataformas diferentes por aí. Pesquise bastante para encontrar a melhor opção para você. Seja qual for a sua escolha, procure sempre uma agregadora musical. É um passo importante para fazer com que você cresça cada vez mais.  
Magroove Magroove