O Lado do Business
Magroove Magroove
close
Free Distribution.
Free Store with
custom merch.
No hidden fees.
JOIN NOW
Not today

Impulsionar Instagram para Artistas – Como Trabalhar Bem Seu Instagram

Junho 01, 2021 • 7 min de leitura

As estratégias de marketing musical incluem algumas ferramentas que o próprio músico pode dar conta. A autopromoção no Instagram é uma delas. Para o artista, aprender a impulsionar instagram é cada vez mais necessário e possível também de ser feito por conta própria. Basta entender como a ferramenta de impulsionar posts e stories do Instagram funciona. Se este é o seu caso, não se desespere! Abordaremos passo a passo do que é preciso fazer para que impulsionar Instagram seja uma tarefa descomplicada e, acima de tudo, traga resultados surpreendentes. O Instagram nasceu em 2010, com a missão de ser um espaço virtual para compartilhamento de imagens. Com o tempo, ganhou tanta popularidade, que incorporou diversas outras funcionalidades. Entre elas a possibilidade de compartilhar vídeos, fazer transmissões em tempo real, lançar enquetes e muitas outras. Tudo isso pode ser utilizado pelos usuários de forma gratuita, sem a necessidade de investimento. Então, você pode estar se perguntando: qual seria o real benefício de impulsionar Instagram, uma vez que este tipo de recurso envolve o pagamento de anúncios?

POR QUE IMPULSIONAR INSTAGRAM?

Para responder a essa pergunta, imagine que o Instagram possui hoje quase 1 Bilhão de usuários no mundo, compartilhando mais de 100 Milhões de fotos e vídeos por dia. No Brasil, está entre as redes sociais mais utilizadas por pessoas físicas e grandes marcas, públicas ou privadas. Acontece que se você jogar seu conteúdo nesse balaio, sem delimitar e acompanhar o público que quer atingir, vai ficar muito mais difícil obter um bom resultado. É aí que entram os impulsionamentos. Impulsionar Instagram vai permitir que você escolha exatamente quem você quer que seja impactado pela mensagem, algo essencial no branding de artista – geograficamente, por áreas de interesse, gênero, idade. Você também escolhe por quanto tempo a promoção será veiculada e acompanha os resultados em tempo real. Isso faz com que aquele 1 Bilhão de pessoas se reduzam a um público-alvo cuidadosamente selecionado para o atingimento dos seus objetivos. Quando se faz marketing em mídias sociais, é importante entender que o alcance orgânico (pessoas impactadas pelo seu conteúdo de forma espontânea, sem investimento) pode não ser suficiente para se destacar na multidão.

IMPULSIONAR INTAGRAM – PASSO A PASSO

  1. Crie uma conta comercial

O primeiro passo para seguir com impulsionamento de conteúdo é criar ou transformar a sua conta pessoal em uma conta comercial. Isso é necessário para que você possa ter acesso às ferramentas de anúncios e para obter informações relevantes sobre crescimento, seguidores, engajamento. O procedimento é bem simples, basta entrar no perfil e seguir o caminho: configurações – conta – mudar para conta profissional.
  1. Clique em promover conteúdo

Há algumas formas diferentes de se criar uma promoção - clicando no botão promover, que aparece logo abaixo de cada post, ou clicando em promoções, logo abaixo de editar perfil. Você pode promover imagens e vídeos, no feed ou nos stories, desde que cumpram os pré-requisitos estabelecidos – falaremos disso mais à frente. Qualquer que seja a alternativa escolhida, o próprio Instagram te guiará para a próxima etapa.
  1. Defina o seu objetivo

A definição dos objetivos é aquele momento em que se escolhe o que o usuário deve fazer quando for impactado pelo conteúdo. Você pode optar por ter mais visitas no perfil, mais visitas no website (quando houver um site especificado) ou receber mais mensagens diretas. A escolha dependerá da estratégia traçada no branding do artista.
  1. Selecione seu público para impulsionar instagram

Esta etapa é, sem dúvida, uma das mais importantes. Afinal, como vender música sem entender exatamente quem é o seu público? Aqui, há dois caminhos:
  • Público automático: neste caso, o próprio Instagram seleciona um público, baseado nos usuários que já interagem com o seu perfil. Esta opção só é válida quando ainda não se conhece bem o público-alvo ou quando o artista não tem tempo para fazer a seleção manual.
  • Público direcionado: é a opção mais recomendada, uma vez que permite a escolha das pessoas que receberão aquele conteúdo, selecionadas por áreas de interesse, localização, idade e gênero.
  1. Delimite valor e duração da promoção

O próximo passo é escolher o valor do investimento e o tempo de duração da sua campanha. Não há um valor mínimo estipulado, mas a rede social mostra um alerta quando investimento e tempo são baixos demais e podem não gerar resultados. É possível visualizar também o alcance estimado de acordo com o valor disponível.
  1. Crie a promoção

Antes de finalizar o processo, o Instagram oferece um panorama geral da promoção, com uma prévia do anúncio para visualização, além de um resumo das escolhas feitas. Se estiver tudo OK, basta clicar em criar promoção e voilá! Impulsionar Instagram

COMO PAGAR POR ISSO?

É possível fazer o pagamento de duas formas:
  • Pelo Instagram: assim que a promoção é criada, o anunciante pode cadastrar uma forma de pagamento diretamente na rede social.
  • Pela conta do Facebook: é possível vincular o perfil do Instagram a uma conta no Facebook. No Facebook, basta acessar o gerenciador de anúncios e adicionar uma ou mais formas de pagamento. Esta opção é interessante, pois o gerenciador de anúncios oferece diversas funcionalidades e informações relevantes.

APÓS IMPULSIONAR INSTAGRAM - COMO LER OS RESULTADOS?

Pronto! Você fez tudo certinho. E agora, como acompanhar os resultados? A forma mais fácil é clicando em ver insights, logo abaixo da publicação que foi impulsionada. Os principais pontos a serem considerados e que são apresentados pelo Instagram são:
  • Cliques – quantas pessoas clicaram no post impulsionado.
  • Acessos ao perfil – Quantas pessoas acessaram o perfil após verem o post da promoção.
  • Descoberta – Quantas pessoas foram alcançadas com a promoção. Aqui, é possível saber quantas já seguiam o perfil e quantas vieram exclusivamente da promoção.
  • Seguidores – Quantos novos seguidores foram conquistados com a promoção.
  • Impressões – O número de vezes que a promoção foi exibida na tela. Importante dizer que uma mesma pessoa pode ver a postagem mais de uma vez.
  • Público – É possível ter um panorama do público que interagiu com a promoção por região, idade e gênero.
Mais do que acessar os resultados, é preciso avaliar se eles atenderam ao objetivo. Caso positivo, é possível impulsionar novamente o mesmo post quantas vezes for desejado. Caso negativo, é possível interromper ou pausar a publicação a qualquer momento para ajustar a rota.

ESPECIFICAÇÕES DE ANÚNCIOS

Antes de serem veiculadas, todas as promoções passam pela validação do Instagram. Isso pode demorar até 24h, mas, no geral, os anúncios se tornam ativos em alguns minutos. Há uma série de regras que precisam ser consideradas antes de Impulsionar Instagram e elas variam de acordo com o tipo de impulsionamento - no feed (linha do tempo) ou nos stories (vídeos curtos). Vamos às principais: Feed: os formatos podem ser quadrados (proporção 1:1 e resolução mínima 600 x 500 pixels), paisagens (proporção 1,91:1 e resolução mínima 600 x 315 pixels) ou verticais (proporção 4:5 e resolução mínima 600 x 750 pixels). Legendas de no máximo 2.200 caracteres. Vídeos de até 4GB. Stories: vídeos de até 4GB de até 120 segundos com resolução recomendada de 1.080 x 1.920. Para saber todas as especificações, acesse a Central de ajuda do Facebook.

DICAS PARA IMPULSIONAR INSTAGRAM COM UM BOM ANÚNCIO

Um bom anúncio precisa ser, antes de tudo, uma boa publicação. Seja ela impulsionada ou não, deve trazer uma boa imagem, que converse com o marketing do artista, ou um bom vídeo. Além das especificações técnicas, vale a pena checar se o tom está agradável, o cenário, as cores. Uma dica valiosa quando o conteúdo for promovido é inserir um call to action. Em português, a “chamada para ação” é aquele texto que convida o usuário a executar um comando. Por exemplo, se o artista estiver falando de um produto novo, um “compre agora” vai muito bem. Isso facilita as vendas, pois o consumidor não precisa procurar a informação sobre como ou onde adquirir. Ele já tem tudo ali, na palma da mão. É importante dizer que os links só funcionam para promoções nos stories, quando o perfil tiver mais de 10 Mil seguidores. Do contrário, ele aparece como texto, mas não é “clicável”. Uma alternativa para perfis menores é inserir o link de compra na biografia e direcionar o público para lá.

O QUE NÃO FAZER NA HORA DE IMPULSIONAR INSTAGRAM?

A equipe do Instagram está sempre atenta a violações de suas políticas e aplica punições a perfis que não as seguirem. Isso inclui a utilização de palavrões, conteúdo considerado inadequado, nudez, informações falsas. Além disso, práticas como a compra de seguidores, quando descobertas, podem acarretar bloqueio ou exclusão definitiva do perfil. Imagine a dor de cabeça! Na dúvida, respeite as regras e colha bons frutos da utilização eficiente dos impulsionamentos.
Magroove Magroove