Marketing Em Mídias Sociais Para Músicos - Como Engajar Seu Público! : Blog - Magroove for Artists
Magroove Magroove
close
Free Distribution.
Free Store with
custom merch.
No hidden fees. 
JOIN NOW
Not today

Marketing Em Mídias Sociais Para Músicos – Como Engajar Seu Público!

Maio 07, 2021 • 5 min de leitura

Um tópico importantíssimo ao que concerne o marketing musical. Nos dias de hoje, fazer marketing em mídias sociais tornou-se medida obrigatória para alavancar a carreira dos artistas. A Internet trouxe muitas possibilidades e aqueles que sabem aproveitá-las saem na frente. Portanto, entender como funcionam as ferramentas digitais é algo essencial dentro do marketing musical.

Não faz tanto tempo assim, que tínhamos que ir até a loja comprar o disco se quiséssemos ouvir um artista. Os mais pacientes esperavam a música tocar na rádio. Quem queria saber mais sobre uma banda tinha que dar a sorte de vê-la no jornal, na revista ou na TV. Quando isso não acontecia, não havia muito o que fazer.

Então, veio a Internet. E, com ela, tudo mudou. Mudamos a forma como consumimos música com as plataformas de streaming. Mudamos também a forma como os artistas chegam até o seu público, promovem seus produtos e deixam uma excelente primeira impressão (elevador pitch). É disso que vamos falar aqui, das alegrias e dificuldades de se trabalhar o marketing em mídias sociais.

O primeiro passo é conhecer as redes sociais mais utilizadas no Brasil. Pesquisas mostram que, em 2020, as principais foram: Youtube, Facebook, WhatsApp e Instagram. Cada rede tem suas especificidades e pede um tipo de conteúdo diferente. O mais recomendado é customizar as postagens para cada canal e ficar atento às tendências como, por exemplo, o Tiktok.

O marketing em mídias sociais está intimamente ligado ao chamado branding de artistas, que engloba uma série de estratégias para fortalecer a imagem e gerir de forma eficiente a reputação junto ao público.

Principais conceitos do marketing em redes sociais

A seguir, abordaremos os principais termos e conceitos que precisam ser compreendidos para não cair em ciladas digitais.  Mesmo que o artista tenha contratado empresas de marketing musical, é essencial que ele acompanhe atentamente a gestão de suas redes.

Periodicidade – Existe uma frequência ideal de postagens?

A Internet caminha a passos rápidos, todos os dias. Por isso, manter uma boa frequência de publicações é fundamental. O público espera que o artista esteja sempre presente, trazendo novidades e atualizado sobre os acontecimentos. Aqui, aparece outro conceito essencial do marketing em mídias sociais: interatividade. Ou seja, o músico se aproxima do seu público e interage com ele em tempo real. A frequência nas diferentes redes sociais não é mesma, mas, ao menos uma vez ao dia, é importante dar “um alô”.

Perfil – Quais são as características de um perfil campeão?

Para se ter uma ideia, o Instagram ultrapassou a média de 1 bilhão de usuários ativos no mundo. A pergunta que fica é: como se destacar no meio de tanta gente? Parece tarefa impossível, mas há algumas medidas simples que podem ajudar (e muito) nessa missão. A primeira delas é escolher uma boa foto para o perfil. Somos seres extremamente visuais e a imagem é a primeira coisa que chama a atenção do usuário. A foto escolhida precisa estar em boa qualidade e refletir a mensagem que o artista quer passar. Uma boa dica é trocá-la periodicamente. Além disso, é necessário manter todos os dados da descrição bem atualizados com a biografia do músico/banda, agenda, press‑kit e contatos. O perfil é como um cartão de visitas. Você não entregaria um cartão de visitas desatualizado, não é verdade?

Vídeos x Fotos – Quem ganha essa?

Os vídeos ganharam muito espaço no universo das redes sociais, especialmente com a popularização do Youtube for artists. Isso acontece porque, ao contrário das imagens estáticas, os usuários têm a sensação de proximidade com o artista. Pelo vídeo, ele consegue ouvir a voz, observar a linguagem corporal, sentir o carisma etc.  No entanto, o segredo é variar os formatos para não cansar o usuário.

Como usar as hashtags?

No marketing em mídias sociais, as hashtags (#) ocupam um lugar de destaque. Elas funcionam como etiquetas que agrupam tópicos similares na Internet, fazendo com que as publicações sejam encontradas mais facilmente. Por exemplo, digamos que você queira encontrar conteúdo relacionado aos Paralamas do Sucesso: basta fazer uma busca utilizando #paralamasdosucesso que terá acesso à vasta gama de publicações sobre a banda. Por isso, é tão importante escolher bem as hashtags para cada publicação. É por elas que as pessoas encontrarão a sua informação.

O que são impulsionamentos no marketing em mídias sociais?

Engajamento é um conjunto de métricas que mostram como está a participação dos usuários em um perfil. Isso incluir curtidas, compartilhamentos, comentários. Geralmente, quanto maior é o engajamento, mais próximo o artista está do seu público. Já o alcance mostra quantas pessoas são impactadas por uma publicação. O alcance orgânico é aquele que acontece de forma natural, sem haver nenhum tipo de pagamento ou anúncio. Mas, nem sempre, ele é suficiente para alavancar o trabalho de um músico. É aí que entram os impulsionamentos. Praticamente todas as redes sociais permitem que os conteúdos sejam promovidos a públicos específicos, previamente determinados. Impulsionar Instagram, por exemplo, pode aumentar significativamente o número de pessoas impactadas por aquela publicação. Aqui, temos o alcance pago.

Vale a pena ter um website?

Agora, com essa força toda das redes sociais, ainda vale a pena investir em um website? Especialista afirmam que sim, pois o público acaba buscando um endereço digital que legitime as informações encontradas nas redes. O website acaba aumentando a credibilidade do artista. E quando falamos em site, não podemos deixar de falar em SEO. Do termo em inglês, Search Engine Optimization (otimização para buscadores) engloba um conjunto de técnicas para fazer com que o endereço apareça bem colocado nos rankings gerados pelos mecanismos de busca. Utilizando palavras-chave, o SEO para artista é um instrumento fundamental para quem quer (e precisa) se destacar na multidão. Estudos mostram que 95% das pessoas só visualizam a primeira página da busca do Google. Ou seja, se você não está lá, vai ficar mais difícil.

O que todas as ferramentas do marketing em mídias sociais têm em comum?

Seja aprendendo a como fazer lyric video ou entrando no universo digital, artistas precisam estar em constante atualização. Na Internet, isso é ainda mais importante. As redes sociais são ferramentas eficientes para a divulgação do artista dentro das estratégias de como vender música. Ao mesmo tempo, são territórios desafiadores. O que todas elas têm em comum é a necessidade constante de avaliação. Antes de postar: pense e avalie as consequências. Depois de postar: acompanhe e avalie os resultados.

Magroove Magroove