O Lado do Business
Magroove Magroove
close
Free Distribution.
Free Store with
custom merch.
No hidden fees.
JOIN NOW
Not today

Shazam Música – Como Ter Sua Música na Plataforma De Graça

Junho 28, 2021 • 5 min de leitura

Seja você um músico independente ou não, e em qualquer estágio da carreira, uma distribuidora de música será sempre uma grande aliada. Por meio dela você chegará aos principais serviços de streaming, como Spotify, Apple Music, Deezer, Shazam Música, entre muitos outros. Estar presente nesses veículos significa divulgação, ascensão, projeção. Ou seja, tudo o que qualquer artista busca e precisa. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o Shazam Música. Um aplicativo que, se em suas características se diferencia dos demais serviços de streaming, se equivale a eles em importância.  

Conhecendo o Shazam Música

Segundo a definição da própria empresa, “O Shazam é uma aplicação móvel que reconhece música e conteúdos de TV à sua volta.”.  A partir desse reconhecimento, permite que o usuário compartilhe os conteúdos encontrados, além de descobrir novos conteúdos. Desde o surgimento no inicio dos anos 2000 até hoje, passando por sua compra pela Apple em 2018, o Shazam Música evoluiu em vários aspectos. Desde a forma como sua tecnologia funciona até o modo como interage com os usuários. Entre as suas funcionalidades atuais podemos citar a capacidade de identificar programas de TV e até comerciais. O usuário tem ainda a possibilidade de acompanhar as letras das músicas sem que seja preciso acessar outro aplicativo. Ainda dentro das inovações, o Shazam, também permite a identificação de músicas que estejam sendo reproduzidas pelos fones de ouvido. Mesmo que seja um áudio de fundo em um filme ou em um podcast.  

A importância do Shazam Música

Tão importante quanto suas evoluções tecnológicas, é a constante ampliação do seu banco de dados. O crescimento ao longo de sua história é gigantesco. Com o avanço inevitável da distribuição digital de música, o crescimento do aplicativo chama a atenção do meio artístico. Ao longo do tempo, o Shazam se tornou um grande canal de divulgação, fazendo com que os artistas cheguem ao público de uma forma diferente e instantânea. Considerando isso, todos querem, ou deveriam querer, ter suas músicas inseridas no banco de dados do aplicativo. E sendo assim, os músicos direcionam cada vez mais sua atenção para um formato de empresa chamado distribuidora de música. As distribuidoras de música são a porta de entrada para os serviços de streaming. Shazam Música, Amazon Music for Artists, Spotify, entre outros. Com relação a este último, se você quiser saber como colocar música no Spotify, basta seguir o link.  
Shazam música

Shazam Música: Evolução constante ao seu favor!

O funcionamento do Shazam

A magia do Shazam Música, apesar de impressionante, é bem simples e acontece antes que você possa dizer “Shazam!”. Tudo acontece pela comparação entre as informações digitais do áudio que você quer identificar e o vasto banco de dados do aplicativo. Esse processo também é conhecido como “tagging”. Assim que você clica no ícone do Shazam, ele faz uma rápida gravação do áudio ambiente. A partir dessa gravação é gerada uma impressão de áudio. Instantaneamente é iniciado o processo de comparação entre as impressões. Encontrado o resultado, ele apresenta informações sobre o áudio, como: nome da música, nome e biografia do artista, letra e vídeos.  

O Shazam não vende música

Se o Shazam não vende música, pelo menos não diretamente, como ele ganha dinheiro? Encaminhando seus usuários, através de links, para seus parceiros que vendem música. Quando você identifica uma música pelo aplicativo, ele apresenta links que lhe encaminham para os parceiros. Sempre que você efetuar uma compra, direcionada pelo Shazam, ele estará recebendo um percentual dessa venda.  

Alguns números do Shazam

Em números divulgados pela Apple, o aplicativo ultrapassou um bilhão de “Shazams”/mês e 50 bilhões de faixas identificadas desde a sua criação. Segundo a Apple, conforme dados do final de 2020, o Shazam Música possui mais de 200 milhões de usuários ativos. Dentro desse contexto todo, obviamente ele ganha ainda mais importância para o artista. Especialmente para o músico independente. Isso se deve ao fato de possibilitar que alguém que nunca ouviu falar de você, ao identificar o seu som pelo Shazam, tenha todas as informações sobre sua música e sobre você como artista. No bom sentido, se coloque por um momento no seu devido lugar e analise todo esse cenário por alguns instantes. Agora responda a pergunta: É ou não é muito importante fazer parte do banco de dados do Shazam Música?

Pergunta bônus:

O que você está esperando para colocar sua música no Shazam?  

Shazam Música: A Magroove te coloca lá!

A Sua Música no Shazam

Você sabia que além do Spotify, Deezer e Apple Music, a Magroove também é parceira do Shazam? Pois então, mais uma vez, você veio ao lugar certo! A Magroove te coloca lá dentro do banco de dados do Shazam! Você vai estar cara a cara, musica a musica, com mais de 200 milhões de usuários espalhados pelo mundo. E o melhor, tendo seus direitos autorais totalmente seguros e protegidos e recebendo 100% dos seus royalties. A Magroove faz upload de quantas músicas você, artista, quiser, e o melhor, sem nenhuma cobrança prévia. Esse serviço se soma a outros grandes benefícios oferecidos pela empresa, como uma plataforma completa para a criação do seu site e total personalização do merchandising da sua banda. Então, se você já é Magroove, parabéns e muito obrigado pela escolha. Se não é, vem pra cá e dê esse up na sua carreira!
Magroove Magroove