O Lado do Business
Magroove Magroove
close
Free Distribution.
Free Store with
custom merch.
No hidden fees.
JOIN NOW
Not today

O Que É Um EP – E Como Colocar o Seu no Spotify!

Dezembro 01, 2021 • 5 min de leitura

Se você é um músico independente é realmente importante que você entenda como lidar com uma distribuidora de musica. Você pode escrever e gravar grandes músicas, mas se você não souber como fazer com que seu som saia por aí, ninguém vai ouvi-lo. Hoje em dia, com todos ouvindo música online, distribuir sua música na internet é uma obrigação. Você precisa carregar sua música em todos os principais serviços de streaming a fim de permanecer relevante. Gravar um EP é uma ótima maneira de ter trabalhos concisos e oficiais publicados, sem ser tão exigente quanto gravar um álbum completo.

O que é um EP

Um EP é basicamente um lançamento não suficientemente grande para ser um álbum completo, mas ao mesmo tempo grande demais para ser lançado como um single. Gravar um EP é uma ótima maneira para músicos independentes publicarem seus trabalhos porque não é tão caro e exigente quanto gravar um álbum completo. E você ainda pode gravar sua música e criar um conceito para unificá-la em um único trabalho. Ele pode realmente ajudá-lo a retratar a vibração de sua banda e o que você pretende fazer musicalmente. Estes termos "single", "EP" e "LP" datam dos dias analógicos quando você comprava sua música em formato vinil nas lojas de música. Um single era um disco que tinha apenas uma música de cada lado. O lado A teria a canção mais importante, o "single". O lado B teria uma canção bônus ou outra versão dela. Assim, o single seria normalmente lançado antes do álbum completo, a fim de envolver o público e criar expectativa para o LP.  O termo EP significa "Extended Play Record", enquanto LP na verdade significa "Long Play".

O que é um EP hoje?

Atualmente, ainda usamos o termo EP, apesar de não estar mais relacionado ao vinil. Um lançamento é considerado um EP se contiver algo entre 4 a 6 faixas. Também tem que ter menos de 30 minutos de duração. Isso é verdade tanto para o Spotify quanto para o iTunes. Entretanto, se você lançar de 1 a 3 músicas no iTunes, mas uma das faixas tiver mais de 10 minutos, ela também será lançada como um EP. Tanto no iTunes quanto no Spotify seu lançamento é considerado um single se tiver de 1 a 3 músicas e for inferior a 30 minutos, sem músicas com duração superior a 10 minutos. Para ser lançado como um álbum completo, seu trabalho precisa ter mais de 7 músicas ou ter mais de 30 minutos. o que é um EP

Como escrever e lançar um EP

A primeira coisa que você precisa fazer ao iniciar o processo de escrever seu EP é realmente planejar seus objetivos para seu lançamento, musicalmente e profissionalmente. Como você quer se retratar como um músico? Você precisa ter uma visão clara do que você quer alcançar como artista. Neste primeiro passo, também é importante planejar seu orçamento com antecedência, para que você possa ter certeza de que terá dinheiro suficiente para todo o processo.  Ponha tudo no papel! Faça uma estimativa de quantas pessoas você vai contratar e quantas horas você planeja passar no estúdio. Você também deve considerar como você vai promover seu EP. Você mesmo fará isso, ou contratará alguém? Quanto mais meticuloso você puder ser neste momento, melhor! Você terá menos surpresas para lidar com a frente.

Estabelecendo uma data de lançamento

Depois de ter uma estimativa do dinheiro que você vai precisar, é hora de decidir a data de liberação e começar a trabalhar. Ter uma data de lançamento é importante para ajudá-lo a permanecer concentrado em realmente terminar sua gravação. Isso também o ajudará a não exceder seu orçamento. Assim, uma vez que você decidir a data de lançamento, certifique-se de compartilhá-la com seus fãs. Isso tornará mais fácil para você cumprir seu próprio prazo. Depois de decidir a data de lançamento, é hora de começar sua gravação! Lembre-se de escolher apenas suas melhores músicas para fazer parte de seu EP. É melhor ter um lançamento mais curto com músicas melhores, do que preenchê-lo com músicas não tão grandes.

Distribuindo seu trabalho

Quando você terminar de gravar, misturar e dominar suas faixas, é hora de distribuir seu EP! Para atingir seu público, você terá que colocar sua música em todas as principais plataformas de streaming. Além disso, você também pode carregá-lo em serviços como o Shazam Música. Portanto, é importante que você pare de se perguntar "como posso colocar música no Spotify?" e aprenda a fazer isso em passos simples! Aqui você também pode aprender como a música amazon para artistas funciona se você quiser sua música lá! Esta etapa pode parecer um pouco complicada no início, mas na verdade existem alguns serviços que podem ajudar você com isso. Se você optar por distribuir seu EP com Magroove, nós o ajudaremos a carregar sua música para todos os principais serviços de streaming e loja digital. Nossos parceiros incluem Amazon Music, Spotify, Deezer, Shazam e muitos outros. Isso significa que faremos o upload de seu EP em todas essas plataformas sem encargos prévios. Além disso, você ainda poderá manter 100% de seus royalties e todos os direitos sobre sua música.

Promovendo seu lançamento

Depois de distribuir seu EP em todos os principais serviços de streaming, você também precisa promovê-lo. Este passo é de grande importância, pois mesmo que você grave e produza grandes músicas, você tem que promovê-las adequadamente para que cheguem aos seus fãs. Certifique-se de usar suas contas na mídia social para isso! É importante construir sua presença nas mídias sociais antes do lançamento de seu EP. Portanto, certifique-se de compartilhar o processo de gravação e crie expectativas para seus fãs. Também é muito útil ter seu próprio website, com amostras e conteúdo sobre sua música. Com Magroove, você também terá acesso a uma ferramenta de construção de website e a um comerciante de bandas personalizável para vender. Confira mais informações sobre nossas ofertas e como se inscrever clicando aqui!
Magroove Magroove