O Lado do Business
Magroove Magroove
close
Free Distribution.
Free Store with
custom merch.
No hidden fees.
JOIN NOW
Not today

O Que É Press Kit – Todo Artista Precisa de Um!

Abril 15, 2021 • 8 min de leitura

Hoje vamos conversar sobre um item muito importante e por que você, artista, precisa dele na sua estratégia de marketing musical.  Se você ainda não sabe o que é press kit, entenda que é uma peça de grande importância na engrenagem da venda do seu trabalho e imagem, e como não queremos te ver ficar para trás nessa caminhada, estamos aqui para te dar essa “luz”. Você sabe qual pode ser a diferença entre você e aquele artista de sucesso? Exatamente um marketing musical bem feito. Talvez essa diferença esteja em um ponto bem específico: o material de divulgação do seu trabalho. Existem diversos caminhos, ferramentas e técnicas que, bem utilizadas, são capazes de fazer maravilhas com a sua carreira musical. Dominar e utilizar o YouTube for Artists, saber como impulsionar Instagram, desenvolver corretamente a sua branding de artistas, etc. Estes são apenas alguns exemplos que fazem parte de uma estratégia de como vender música de forma eficaz.

O Que é Press Kit

O termo press kit (kit de imprensa), já nos dá uma ideia do que se trata e a sua finalidade. Um conjunto de materiais destinados a divulgar algo, serviço ou produto, para um público-alvo através da mídia. Mas que, além da mídia, pode ser utilizado para a venda de shows, por exemplo. Podemos pensar no press kit como uma apresentação do seu trabalho, que pode ser uma apresentação geral ou de um trabalho específico. Nele você vai “vender” a imagem do “produto” escolhido: Uma música, um novo show, lançamento de um DVD, etc. O press kit, no formato físico, é utilizado há muitos anos, mas nem por isso deixou de ser fundamental nos dias de hoje. Em tempos de marketing de mídias sociais ele permanece em alta em vários mercados, especialmente no mercado musical. Atualmente essa ferramenta de divulgação é muito utilizada no formato online, reduzindo bastante o custo final. Esse formato digital de press kit é conhecido como Electronic Press Kit (EPK), ou Kit de Imprensa Eletrônico. O que antes necessitava de gráficas especializadas, CDs/DVDs, etc., hoje pode ser compilado em uma pasta do seu computador e compartilhado online facilmente.  

Como montar o seu press kit

A composição de um press kit pode variar bastante conforme o mercado e os objetivos de cada trabalho. Mas, falando em marketing musical, alguns itens e informações são essenciais para o seu kit de imprensa. Fotos profissionais, músicas com ótima qualidade de gravação, releases bem escritos, com informações objetivas e completas fazem toda a diferença. Obviamente, não deixe de incluir seus dados de contato e endereços das plataformas digitais em que você está profissionalmente presente.

Organização e objetividade podem ser decisivos

Outro fator importante é a organização do seu material. Tenha em mente que o seu “leitor” pode não ter todo o tempo que você imagina. É um bom momento para fazer um bom elevator pitch. Também você não deve ser o único artista de quem ele recebeu material, então vamos ganhar pontos onde pudermos, OK? Esteja onde estiver publicado, ou mesmo se você optar pelo envio por e-mail, as informações devem estar bem distribuídas e organizadas. Os materiais devem ser de fácil acesso e visualização. Evite arquivos “pesados” e, dentro do possível, o mínimo de links para outras plataformas. Quando você estiver desenvolvendo o seu release de artista ou, se for o caso, de um lançamento específico, seja objetivo. Não deixe de incluir informações importantes, mas não se alongue demais em explicações e fatos que tornem a leitura cansativa. Não comece a história da sua carreira por: “E então Deus criou o homem...”. Tempo de carreira e, apenas em caso de banda, informações básicas sobre os integrantes são itens que não devem faltar. Influencias musicais reais, não as que você acha cool incluir, podem dar um “norte” para quem quer entender o seu trabalho. Inclua também shows relevantes realizados. Citar, rapidamente, o show na Festa Junina da escola é interessante apenas se for o show que deu inicio à sua carreira.  

Material gráfico

 
o que é press kit

Artes gráficas bem elaboradas fazem a diferença

  Ainda que você não pretenda trabalhar com material impresso em um primeiro momento, você precisará criar alguns materiais gráficos. Entre outras coisas, você precisará saber, ou conhecer quem sabe, como fazer um logo de banda e também como fazer capa de disco de música. Se você puder, contrate um profissional gráfico, pois como se diz, cada um na sua área. Mas, se a grana estiver curta, e você tiver habilidade para isso, encare essa tarefa. Com um pouco de paciência e atenção você pode conseguir um resultado bem interessante. Nunca é demais lembrar que esses dois materiais dizem muito sobre seu trabalho e podem causar uma ótima primeira impressão. Ou não. Daí a importância do cuidado no desenvolvimento desses itens. Portanto, ter obras primas como logomarca e capa do seu álbum, mas sem nenhuma relação com a identidade da banda, não lhe trarão grandes benefícios. Mais do que isso, podem causar expectativas e impressões erradas em relação ao seu trabalho e à sua proposta. Inclusive, agora é a hora de aprender como fazer lyric video. Esse é um tipo de material cada vez mais importante no marketing musical.  

Onde e como publicar seu press kit

Quando os “press kits” digitais passaram a ser mais conhecidos dos artistas iniciantes surgiu uma dúvida: Como disponibilizar esse material online? Durante algum tempo a ideia era que para “funcionar”, um press kit deveria estar hospedado em provedores específicos para isso. Em função desse conceito, sites reforçavam essa ideia e ofereciam vantagens tentadoras, como parcerias com órgãos de imprensa, festivais, etc. Com o andar da carruagem, percebeu-se que, com um trabalho de qualidade e um material de divulgação bem elaborado, um serviço gratuito, como por exemplo, o Google Drive, resolvia a questão. Claro que se você já tem, ou pretende ter, o seu site próprio, ele pode tranquilamente hospedar o seu press kit. Mas nesse caso, tome cuidado para que o seu material esteja bem organizado e em uma área específica para isso. Não seria nada produtivo um jornalista ou contratante ter que ficar “caçando” informações ou clicando em 1000 links para encontrar as informações que precisa.  

Uma dica importante

  o que é press kit   O seu press kit deve ser acessado e visualizado por quem realmente deve ter acesso a ele. Então, não publique o link ou o acesso em suas redes socais ou envie por mail marketing aleatoriamente. Se você optar por incluí-lo no seu site, crie uma área restrita para isso. O acesso pode ser com senha ou apenas por um link específico. Em ambos os casos você tem o controle e fornece o acesso apenas a quem você achar necessário.  

Criando o press kit no Google Drive

Você encontrará diversas plataformas grátis para criar e hospedar seu material, mas vamos usar o Google Drive como exemplo. O óbvio também precisa ser dito não é? Então, antes de qualquer coisa, você deve ter, ou criar, uma conta nos serviços do Google. Feito isso, podemos ir adiante. Após fazer seu login no Google, clique nos pontinhos na parte superior, próximo à sua foto. Eles lembram o jogo “Resta 1”. Acredite você, ou não, um dia os jogos eram apenas físicos, jamais “online”, e esse era um deles. Clique nos pontinhos e depois, na lista que vai abrir, clique em “Drive”. Na tela do “Drive”, na esquerda superior clique no sinal de “+” e depois em “Pasta”. Renomeie a pasta como achar melhor, mas recomendo algo como “Press Kit + o nome da sua banda”.  

Adicionando os arquivos

Agora você está pronto para adicionar seus arquivos que serão visualizados por quem você fornecer o acesso. Lembre-se da importância da organização. Dê nomes claros aos arquivos, que não deixem dúvidas do que se tratam. Se você achar necessário, para uma melhor organização, pode e deve criar pastas específicas dentro dessa pasta inicial. Por exemplo, uma pasta com arquivos de áudio, outra com fotos, etc. Mas não inclua um número exagerado de arquivos. Selecione os que melhor representam o seu trabalho. A ideia de menos é mais vale aqui também.  

Compartilhando o seu press kit

Clicando com o botão direito do mouse na sua pasta você terá diversas opções de configuração e compartilhamento. Ali você vai criar o link para enviar a quem desejar. Você vai definir também a permissão que dará a essa pessoa em relação aos seus arquivos. As opções são: Leitor, comentarista ou editor. Utilize sempre a opção “Leitor” para os seus envios. Dessa forma, quem receber o seu link poderá apenas visualizar os arquivos, sem a possibilidade alteração ou exclusão.   o que é press kit  

Concluindo

Independente da forma que você escolher para criar e compartilhar seu press kit, importante é você não deixar de tê-lo. Um press kit bem pensado e bem montado passa uma imagem mais profissional do seu trabalho. Por isso, não economize tempo em pesquisar modelos, formatos e profissionais que lhe ajudarão nessa tarefa. Dentro das suas possibilidades e recursos, capriche na escolha de quem estará com você nessa montagem.  Um bom fotógrafo, um bom estúdio de gravação e uma ajuda na redação do release podem fazer toda a diferença.
Magroove Magroove