Como Fazer Lyric Video - Guia E Softwares Para Fazer Seu Video Autoral! : Blog - Magroove for Artists
Magroove Magroove
close
Free Distribution.
Free Store with
custom merch.
No hidden fees. 
JOIN NOW
Not today

Como Fazer Lyric Video – Guia E Softwares Para Fazer Seu Video Autoral!

Junho 16, 2021 • 6 min de leitura

Uma vez gravada sua canção, é hora de trabalhar suas estratégias de marketing musical. Uma das principais maneiras de se fazer isso é aprender como fazer um lyric video. Este tipo de produção ganhou muita popularidade nos últimos anos. Hoje, é uma das principais ferramentas para aumentar seus números de streaming através do YouTube.

Se você está considerando fazer seu próprio lyric video, continue lendo para aprender como ele pode fazer crescer sua audiência.

O que é e como fazer um lyric video?

Na indústria da música, chamamos de lyric video aqueles conteúdos audiovisuais que sincronizam a música com sua letra e sincronizadamente aparece na tela. O conceito é bastante simples, mas isso não significa que não haja espaço para ser criativo aqui.

Ao longo dos últimos anos, os lyric videos se tornaram muito mais plurais. Alguns músicos contratarão ilustradores e videomakers para ajudá-los. Outros podem ir ainda mais longe e filmar um vídeo com um elenco completo. Às vezes, o resultado pode acabar sendo tão bom quanto um videoclipe normal.

A idéia de sincronizar a música com sua letra na tela não é uma novidade. O primeiro já criado parece ser o “Every Little Step” de Bobby Brown. No caso, não é um lyric video tradicional da forma como estamos familiarizados. No entanto, a escolha de colocar o título da música como parte do fundo ajudou a aumentar a popularidade da canção na época.

Como o lyric video se tornou tão popular?

Mesmo que os vídeos líricos não sejam exatamente novos, eles são definitivamente uma tendência crescente. Se voltarmos apenas alguns anos atrás, o termo provavelmente pode ser confuso para a maioria das bandas. Então, o que mudou?

Os videoclipes já foram uma cobiçada peça de entretenimento. Assistir a sua banda favorita em formato de vídeo era como um evento. Você teve muita sorte se conseguiu sintonizar na MTV na hora certa para pegar seus artistas favoritos. Com o passar do tempo, mais e mais pessoas passaram a ter acesso à internet – e isso mudou tudo.

Agora, seu vídeo musical favorito está a apenas alguns cliques de distância. Não só isso, mas as pessoas começaram a se voltar para o YouTube para simplesmente ouvir música, pois ele pode realmente funcionar como um serviço de streaming gratuito. Não demorou muito até que o marketing em mídias sociais de música alcançasse essa tendência do consumidor. Logo, muitos artistas começaram a fazer upload de seu álbum completo em formato áudio para a plataforma.

Na era do streaming, é importante fazer valer cada peça para que você possa ampliar seu público. Isto é ainda mais crucial se você for um artista iniciante procurando maneiras de como vender música. Com um lyric video, você pode levar a experiência do ouvinte a um outro nível e, com sorte, expandir seu público.

Videoclipe musical vs. lyric video

Como já mencionamos, os lyric videos se tornaram cada vez mais criativos, de certa forma eles podem às vezes funcionar como um vídeo musical alternativo. Mas, ao contrário dos vídeos oficiais, o foco aqui tende a ser a letra da canção.

O orçamento também parece ser um ponto crucial para sua popularidade, especialmente entre os artistas independentes. Com um pequeno orçamento, os músicos podem alcançar grandes resultados. Eles também são significativamente mais fáceis de montar – às vezes tudo o que você precisa é de um bom software de edição de vídeo.

Portanto, não é por acaso que este tipo de conteúdo audiovisual ganhou tanta atração. Os lyric videos podem melhorar a experiência do ouvinte ao dar algum contexto à canção. Eles também se apresentam muito bem para promover sua música nas mídias sociais, criando um pouco de hype em torno dos lançamentos.

Como fazer lyric video

Como Fazer Lyric Video

Neste ponto, você provavelmente está se perguntando como você pode criar seu próprio lyric video. A seguir, reunimos algumas dicas importantes sobre como continuar com seu projeto.

Brainstorm com sua banda

Brainstorming é o processo no qual um grupo se reúne para pensar em idéias e possíveis soluções para um problema. Portanto, em seu próximo ensaio, reserve algum tempo em grupo para listar tudo o que lhe vier à mente para seu lyric video.

No processo, é importante deixar fluir a criatividade de todos. Anote absolutamente todas as idéias e volte no dia seguinte para peneirar o bom do mau. Lembre-se que você estará sempre negociando o que quer fazer com o que é possível fazer. Pense no seu orçamento, mas pense também em soluções para o que você quer. Muitas vezes uma ideia complicada tem uma solução simples e esteticamente muito interessante.

Escolha seu estilo

Se você está criando um projeto audiovisual para sua música, é importante escolher cuidadosamente o estilo. Com os lyric videos, você pode ter imagens abstratas ou tentar criar uma narrativa.

Lembre-se que assim como uma boa capa de disco, um bom lyric video pode ser uma ótima ferramenta para reafirmar sua branding de artistas.

Encontre as imagens certas

Alguns artistas optarão por contratar um fotógrafo e/ou designer gráfico para trabalhar em seu vídeo lírico. Mas se seu orçamento não der conta, não há problema em ir com filmagens “stock”.

Na internet, você pode encontrar toneladas de plataformas especializadas no fornecimento de vídeos livres de royalties por um preço baixo ou até gratuitas.

Considere a mídia

Sempre que você estiver fazendo vídeos para sua música, é muito importante considerar a mídia na qual você planeja lançar esse material. Muita coisa pode mudar no formato de acordo com o destino desse conteúdo.

Se você está decidido a lançá-lo na Internet, vale a pena ler no YouTube For Artists e tudo o que eles têm a oferecer aos músicos.

Editando seu lyric video

Finalmente, chegamos à etapa final da produção do seu vídeo. Uma vez decidido qual é seu estilo preferido, você pode reunir as idéias de seus companheiros de banda para anotar o roteiro. O roteiro é essencial como seu guia através da edição.

Algumas idéias precisarão de filmagens reais. Mas se você tiver um orçamento pequeno, você provavelmente optou por usar algumas imagens de estoque. Agora, é hora de começar a montar o lyric video.

Com interface amigável, o iMovie é um dos principais softwares de edição para amadores. Ele permite a saída de vídeo nos formatos HD e 4K. Você pode usar suas muitas ferramentas para criar um produto final que pareça e soe profissional. Infelizmente, ele só é compatível com os sistemas iOS e MacOS.

Outra opção aqui é o Lyric.tv. Esta parece ser a melhor escolha entre os artistas internacionais. Ela permite fundos personalizáveis com infinitas tonalidades e fontes para um resultado único. Aparentemente simples de usar, está disponível para computadores rodando em Windows e MacOS.

Conecte-se com seu público

Cada vez mais, os lyric videos têm crescido como uma tendência na medida em que ajudam os artistas a ampliar sua audiência. Este tipo de projeto audiovisual pode ajudar suas canções a obter mais transmissões. Ao mesmo tempo, se você sabe o que é press kit, então entende como o lyric video é uma peça-chave dele.

Portanto, se você quiser se conectar com seu público de uma forma mais profunda, certifique-se de lançar suas músicas neste formato.

Magroove Magroove